O Carnaval do Rio de Janeiro é um festival de música, alegria e cores que anima a cidade brasileira durante quatro dias em fevereiro, além do vendedor ambulante carnaval 2022: uma experiência que não pode faltar durante uma viagem ao grande país sul-americano.
O Carnaval do Rio de Janeiro é o evento mais importante, mais colorido e mais aguardado de todo o Brasil, como você pode ler diretamente no noticianahora.com.br. É celebrado todos os anos durante quatro dias em fevereiro, com o auge das festividades nas quintas e terças-feiras.
Embora o Carnaval seja celebrado com várias diferenças em todas as regiões do país, o do Rio é o mais famoso e o mais bonito.
Você está planejando uma viagem ao Rio de Janeiro em fevereiro? Certifique-se de não perdê-la!
A história do Carnaval do Rio
As origens do Carnaval carioca estão na década de 1930, quando a burguesia brasileira trouxe da Europa a moda das festas de fantasia no estilo de Paris.
Qual é a altura de um alambrado? Veja aqui!
O costume de organizar os cordões em português, traduzíveis neste caso como “desfiles”, começou, com pessoas marchando em fila dançando e cantando nos bairros da cidade. Cada desfile, em traje e com dançarinos, estava ligado a um bairro específico.
Ainda hoje o Carnaval mantém uma diferenciação para os “blocos” (bairros): cada um celebra com suas próprias cores e fantasias típicas. A dança mais característica do Carnaval do Rio é o samba, com desfiles que acontecem no Sambódromo.
Durante o Carnaval, as principais escolas de dança se apresentam no Sambódromo, após treinar durante todo o ano para preparar os shows de Carnaval, período em que há uma competição oficial no final da qual uma escola é nomeada vencedora do ano.
Celebrações e galeria de fotos
O Carnaval do Rio de Janeiro é celebrado em todos os lugares: nas ruas, nos clubes e nas praias, mas especialmente no Sambódromo. Aqui as escolas de samba competem umas com as outras para ganhar o título de vencedoras.
O Carnaval do Rio é famoso por suas belas mulheres, fantasias coloridas, coreografia espetacular e música. A celebração dura quatro dias antes da Quarta-Feira de Cinzas, de Quinta-Feira a Terça-Feira. Durante este tempo, as festividades continuam ininterruptas de dia e de noite. De fato, já desde janeiro alguém começa a festejar.
As bandas que se apresentam nas ruas estão associadas aos diferentes bairros do Rio de Janeiro, por exemplo, a Banda de Ipanema ou o Bloco dos Barbas de Botafago, que se apresentam com grande distribuição de cores e meios. Não perca os churrascos dos bairros de Santa Teresa, Lapa e Jardim Botânico.
A festa institucional, no entanto, acontece no Sambódromo com a competição das escolas de samba nas noites de Carnaval. A competição consiste em sete divisões com o decreto final vencedor.